Por ser um procedimento cirúrgico, muitas dúvidas podem aparecer. Hoje trago algumas delas.
• Depois do desenvolvimento da catarata, quanto tempo a pessoa deve esperar para fazer a cirurgia? A cirurgia de catarata não costuma ser um procedimento urgente e não existe uma idade ideal para a sua realização. Mas, quanto maior a demora em realizar a cirurgia, mais a catarata fica densa, dificultando o procedimento e aumentando a possibilidade de complicações.
• Alguma doença impede a cirurgia de catarata? Diabéticos, hipertensos e pacientes com outras doenças simultâneas que estão descontroladas, devem aguardar o controle dessas doenças para realizar a cirurgia.
• É verdade que outros problemas, como a miopia, acabam sendo corrigidos com a cirurgia de catarata? — Sim, o tipo de lente usada no procedimento pode corrigir alguns problemas de refração.
• A catarata pode voltar depois da cirurgia? — A catarata não volta após o procedimento, o que pode ocorrer é uma perda da transparência da cápsula que fica atrás da lente implantada. Nesse caso é necessário um procedimento de “limpeza da lente” chamado de Capsulotomia com Yag Laser.
• É possível operar os dois olhos de uma única vez? — O indicado é sempre operar um olho de cada vez, respeitando um tempo limite de mais ou menos 07 dias.
Texto escrito por Helaine Zampar, Oftalmologista especialista em cirurgia de catarata.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame para realizar cirurgia de catarata em São Paulo?