Ao longo da semana passada falei um pouco sobre a catarata, seus principais tipos e até sintomas.
Hoje vim responder uma dúvida que costumo receber, que é: qual a diferença entre os tipos de lentes utilizadas na cirurgia de catarata?
Se você também tem esse tipo de dúvida, confira abaixo as principais características apresentadas por lente e sua indicação:
• Monofocais não tóricas — São o tipo de lente mais utilizado para corrigir casos de miopia e hipermetropia associados ou não com astigmatismo de baixo grau (< que 0.75D), melhorando o foco da visão apenas para longe.
O uso de óculos para perto se faz necessário após a operação.
• Monofocais tóricas — Consideradas de alta tecnologia, as lentes monofocais tóricas melhoram a visão para longe, pois corrigem graus de astigmatismo acima de 0.75D, além da miopia e hipermetropia. Melhoram o foco de visão para longe.
Neste caso também se faz necessário o uso de óculos para leitura de perto.
• Lentes Multifocais — É uma opção cada vez mais frequente para diminuir a dependência aos óculos de longe e perto.
• Trifocais — Possuem três focos: o de longe, o intermediário (distância do computador) e o de perto. As trifocais podem também ser tóricas com a vantagem de corrigir o astigmatismo. São lentes de alta tecnologia.
Quando bem indicados proporcionam uma independência para grande parte de atividades cotidianas.
• Lentes de foco estendido (EDOFS) — Corrigem a visão para longe e intermediário.
Paciente normalmente necessita de óculos de leitura perto em algumas situações.
Apesar de ser uma doença que pode apresentar sérias complicações oculares, a boa notícia é que tem cura. A catarata não tem tratamento clínico.
Nos estágios mais iniciais, onde não há comprometimento da visão pode ser feito acompanhamento pelo oftalmologista mas quando indicada a cirurgia deve ser realizada para que ocorra uma rápida recuperação e reabilitação visual!
Texto escrito por Helaine Zampar, Oftalmologista especialista em cirurgia de catarata.
Gostaria de agendar uma consulta ou exame para realizar cirurgia de catarata em São Paulo?